organização e metodologia do ensino fundamental
Antes disso, que cuidava dos assuntos ligados a Educação era o Departamento Nacional do Ensino, que era ligado ao Ministério da Justiça. Antigamente, o sistema educacional brasileiro tinha um modelo que era seguido por todos os municípios e estados do Brasil.
Em 1961, com a aprovação da primeira LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação), os municípios e estados ganharam uma maior autonomia com relação à educação, diminuindo assim, o padrão elaborado pela MEC.
No ano de 1996, foi feita uma reforma na educação brasileira, que trouxe várias mudanças nas leis anteriores, como a inclusão da educação infantil e formação para profissionais da educação.
Quem deve cuidar da educação básica, ensino fundamental e do ensino médio, é a Secretária da Educação, cuidando assim, da educação escolar de nossas crianças.
Capítulo 2. Ensino Fundamental de 9 anos
2.1 Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos.
Com a criança passando mais tempo na escola, ela aprende desde cedo a se socializar com as outras crianças, adquirindo novos conhecimentos, experiências e vivencias que ela nunca teria em casa.
Acredito que, a criança pode sim começar a participar da vida escola mais cedo, pois assim, ela aprenderá mais coisas, passará a ter um enriquecimento curricular mais variado, possibilitando um amplo conhecimento para o futuro dessas crianças.
O objetivo da mudança para o ensino de 9 anos, creio que seja para:
- Proporcionar uma educação de melhor qualidade para a população;
- Que as crianças possam alcançar um nível maior de escolaridade;
-Assegurar que as crianças tenham uma melhor aprendizagem da alfabetização e letramento.
- E acima de tudo, ter uma educação que respeite a sua faixa etária, facilitando o seu