Organização e Metodologia da Educação Infantil
Não era prioridade para os órgãos governamentais, o atendimento para crianças de 0 a 6 anos era realizado por instituições que prezavam as mudanças da sociedade impactadas pela revolução industrial, e consequentemente as mudanças econômicas.
Não podemos nos referir a educação infantil nas décadas de 50 até 70 sem descrever os avanços consecutivos antes desta década até os dias atuais. No final dos anos 60 para o inicio dos anos 70, meninos e meninas já estudavam juntos, somando conhecimento e experiências.
As crianças já eram mais nutridas as noções e higiene melhoradas, a condição de vida um pouco melhor e esta condição é refletida na vestimenta e no semblante das crianças, mas também podemos observar que o numero era reduzido ainda, o que significa que a educação ainda não era para todos.
Educação Infantil nos dias de hoje:
Podemos observar a interação entre meninos, meninas e a professora, a quantidade de alunos aumentou, a diferença entre os sexos é pequena, um fato interessante nas turmas, a inclusão, onde nas décadas passadas não era falado em inclusão no âmbito educacional.
Todos possuem semblantes de alunos alegres, hoje as crianças são tratadas como crianças e anos atrás eram tratadas como adultos.
Também podemos observar carinho, união e respeito.
ETAPA II ENTREVISTADO NA DECADA DE 60
MATERIAIS UTILIZADOS:Caderno brochura pequeno,lápis de cor e borracha.
UNIFORMES:Saia azul com prega,meia branca,sapato preto.
UNIFORME DE MENINOS:Calça tergal suspensório,blusa branca por baixo,sapato preto e quem não tinha utilizava alpargatas rodas preto(sapato).
AGRUPAMENTO:Cantar o hino nacional no pátio em fila por ordem de tamanho,para que pudesse entrar para sala e começar a rotina diária.
PROCEDIMENTOS,INTERVENÇÕES:Castigos severos.
MEMORIAS POSITIVAS:O ensino por ser tradicional era melhor,mas severo,pois os alunos respeitavam os professores..
MUSICAS CANTADAS:Cantigas de roda(escravos de