ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ETAPA 2 PASSO 1 - Meu nome Odete Alves Polesel , estudei a Educação infantil em Colégio de freiras na cidade de Pirapózinho no Estado de São Paulo,na década de 1958. Na década citada havia uma forte tendência médico-higiênica, pois o departamento nacional da Criança, desenvolvia vários programas e campanhas visando o combate à desnutrição, incentivo a vacinação.
Nesta década a legislação para educação infantil não seguia as regras como hoje, as carteiras não eram próprias eram carteiras antigas e enormes, basicamente ouvia-se estórinhas sobre higiene, boas maneiras, desenhos feitos no quadro e nos copiávamos, cantigas de roda, escrita das vogais etc.
Tudo devia ser tão pobre por conta do descaso com a educação infantil, pois delegava-se maior importância para modalidade do primeiro ao quarto ano.
-Meu nome : Nilda Aparecida Polesel Moreira, estudei a Educação Infantil na Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto em Glória de Dourados MS . Na década de 1970 só se dispunha da modalidade pré- escolar, nesse momento que eu estudei o pré aqui em glória as carteiras eram comuns, porem em outras cidades meus prioms já estudavam em escolas com mesinhas de quatro cadeiras , os conteúdos eram basicamente recortes e colagens, desenhos mimeografados, atividades de coordenação motora, alfabeto, vogais, estórinhas, atividades recreatvas.Creio que a lei nº 5.692, de 1971, avançou nessa questão mas ainda deixou muito a desejar
-Com esta pequena retrospectiva histórica, verifica-se que a Educação Infantil surgiu com um caráter de assistência a saúde e preservação da vida, não se relacionando com o fator educacional.Só evoluindo com a promulgação de novas leis .