rganização da metodologia da educação infantil
PIAGET:
· Desenvolvimento Humano: Para Piaget desenvolvimento humano é a mudança progressiva que ocorre a partir da unicidade do indivíduo no que foge ao pré-estabelecido, imposto. Como diz Piaget "é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior" contendo 4 fases de desenvolvimento: Estágio sensório-motor ( do nascimento aos 18 meses), Estágio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 18 meses aos 6/7 anos), Estágio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos), Estágio operatório-formal (dos 10/11 em diante).
· Motricidade: A motricidade na obra de Piaget tem papel de extrema importância na construção da imagem mental, ou seja, na questão da representação. Para a formação dessa representação é preciso que tenha acontecido a experiência vivida com o objeto, a ação direta com ele, ou seja, o movimento que se pratica transformando esse objeto por meio de processos sensório-motores. É um período que Piaget denomina como “inteligência prática”, no qual a criança passa a imitar e representar as situações as quais vivencia e que são interiorizadas como imagens mentais.
· Linguagem e Cognição: A linguagem faz parte de uma organização cognitiva mais geral que mergulha suas raízes na “ação e nos mecanismos sensório-motores mais profundos do que o fato lingüístico”; em particular, é um dos elementos de um feixe de manifestações que repousam na função semiótica, na qual participam o jogo simbólico, a imitação diferida e a imagem mental, desta forma, Piaget entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do individuo, relacionando o pensamento e os objetos, onde a capacidade cognitiva irá construir mentalmente as estruturas capazes de serem aplicadas às do meio.
VIGOTSKI
· Desenvolvimento Humano: Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa