ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Quanto ao administrar, a formação específica e continuada é uma necessidade para desenvolver competências que possam promover a organização da escola, possibilitar a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar nas decisões educacionais, assim como articular as condições materiais e financeiras para garantir o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Segundo Libâneo (2004, p.263) nos diz que “ uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional dos professores, de modo que seus alunos tenham efectivas possibilidades de serem bem-sucedidas em suas aprendizagens”.
Para administrar uma escola, são necessárias inúmeras competências. trabalhar com essa diversidade é um grande desafio para o administrador escolar.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
A gestão escolar numa perspectiva compartilhada, deve promover o comprometimento e a participação das pessoas envolvidas no processo educacional da escola (pais, alunos, profissionais da educação e segmentos da comunidade) na tomada de decisões.
De acordo com paro (2008), não há formulas ou receitas para assegurar que a função sociopolítica se efective. porem, como todo processo, é um caminho que é feito ao caminhar, nada impedindo o administrador escolar de analisar e prever os obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para desempenhar esta função.
O desempenho da função sociopolítica do gestor escolar exige competência em dois aspectos: a intermediação da unidade escolar com as instancias superiores do sistema escolar e a intermediação das relações entre professores, funcionários, pais, alunos e comunidade.
A acção planejada em conjunto possibilita ao gestor escolar orientar o trabalho colectivo para poder desempenhar o que compete actuar como mediador entre o sistema de ensino e a unidade escolar, sistematizando ideias e sugestões para que as acções planejadas