ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS
KENNETH ANDERSON CAVACALNTE DA COSTA
5º PERÍODO DE SISTEMASINFORMAÇÕES
NIVEIS ADMINISTRATIVOS
Limites e aplicações
Todo processo organizacional com o intuito de departamentalizar uma empresa, esbarra sempre no problema da divisão de trabalho, complicando os diversos níveis hierárquicos, em relação à responsabilidade e autoridade. Organizações de grande porte podem criar mais de dez escalões entre os níveis de execução e direção. Mas, todas as categorias podem ser formadas em apenas quatro níveis, chamados de níveis administrativos. Tanto os níveis baixos como os níveis superiores podem desenvolver comportamentos que não terão resultados positivos para as metas de uma organização, comportamentos vão contra os objetivos da empresa, dentre eles a apatia, não envolvimento e esquiva de deveres, conformismo, desconfiança e tomadas de decisões ineficazes.
A organização precisa ter a sensibilidade para minimizar as situações indesejáveis, senão terá que concentrar esforços em sua manutenção e não apresentação à alta administração.
Administração estratégica
Nível considerado da alta administração e é onde envolvem as decisões sobre fins, definições dos objetivos da organização e planejamento estratégico. É o nível encarregado da definição do que fazer.
Na década de 70 diversas empresas nos países centricos, institucionalizaram um tipo de planejamento, em virtude de envolver a organização como um todo e seu respectivo ambiente já como consequência das ideias iniciais da abordagem contingência, estão engatilhadas.
O planejamento enfrenta problemas de implementação, assim como administração por objetivos, esse problema é devido a não preparação de todos os níveis gerenciais para o processo. Mesmo que a administração estratégica seja responsável pela implementação, todos os níveis devem ter a consciência de participar da elaboração.
A administração estratégica é responsável de acompanha as mudanças e os impactos