organização funcional
Organização Funcional
1. ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
É um tipo de organização funcional, onde é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização, diferente da organização linear, onde era obedecido uma hierarquia para a solução de problemas dos órgãos e cargos, o que levava a uma perda de tempo até que a devida providência fosse tomada.
2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional apresenta as seguintes características:
2.1.1 Autoridade funcional ou dividida
É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.
2.1.2 Linhas diretas de comunicação
Não há necessidade de intermediação na comunicação, o que possibilita maior rapidez de comunicação entre os diferentes níveis nos cargos ou órgãos, por serem feitas diretamente.2.1.3 Descentralização das decisões
A decisão é tomada por vários superiores de acordo com a sua especialidade, essa é uma das principais características da organização funcional, e descentralização das decisões, ou seja, não é a hierarquia quem promove as decisões.
2.1.3 Ênfase na especialização
As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações. A separação das funções é feita de acordo com as especialidades envolvidas em todos os órgãos, cargos ou níveis da organização.
2.2 VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional traz algumas vantagens, a saber:
Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização:
O órgão ou cargo não tem que preocupar-se com os demais, o que permite a cada órgão ou cargo concentrar-se totalmente em sua função.
Permite a melhor supervisão técnica