A organização funcional da bioquímica
Indentificação do caso: Abraão Alencar é gerente de produção da BioQuímica, que produz produtos farmacêuticos populares e possui estrutura organizacional funcional. Abrãao está insatisfeito com o desempenho deste modelo e quer modernizá-lo urgentemente.
Descrição do Problema: O gerente da empresa BioQuímica, empresa do ramo farmacêutico, encontrou problemas na estrutura de sua fábrica, que é funcional e está insatisfeito com o desempenho deste modelo. São vários departamentos subordinados a Abraão e ele acha que o modelo adotado já está ultrapassado, querendo, então, modernizá-lo urgentemente, precisando de argumentos para apresentar à diretoria.
Solução do Problema: Neste caso, percebe-se facilmente que as melhores estruturas a serem utilizadas para modernizar a fábrica seriam a organização linear e a organização funcional. Como argumento, Abraão deveria apresentar as vantagens e desvantagens destes modelos, utilizando-os para absorver o melhor que cada um pode oferecer. Sobre as vantagens de cada um, Abraão deveria mesclar os métodos utilizados de forma adaptável ao sistema de funcionamento da empresa.
No modelo linear de organização, além de ser uma forma estrutural mais simples e de fácil compreensão, encontrarão facilidades em sua implantação, funcionamento, controle e disciplina. Já no modelo funcional de organização, encontrarão o máximo de especialização nos diversos órgãos e cargos da empresa. Mesclando os dois métodos, então, Abraão obterá todos os pontos positivos de cada um, que serão essenciais para seu objetivo, que é o de modernizar a estrutura de fábrica da BioQuímica, e urgentemente.
Dessa forma, a melhor maneira que Abraão poderia encontrar para convencer os diretores a modernizarem o sistema de hierarquia da empresa, seria expor o modelo de Linha-Staff, que traz consigo os principais pontos positivos tanto da organização linear como da funcional, aprimorando e reinventando um novo modelo de