Biomecanica
O objetivo de nosso trabalho foi escolher dois exercícios de terminado esporte e em seguida tirar fotos do indivíduo os realizando nas fases inicial, intermediária, final, concêntrica e excêntrica do movimento para uma análise da alavanca e a observação do músculo principal que atua.
DESENVOLVIMENTO
Exercício : Toque alto no Vôlei
Procedimento para execução: O aluno deverá posicionar-se com as pernas semi-flexionadas e mãos na altura do rosto. As mãos devem estar abertas e com os polegares e indicadores formando um triângulo. Flexione as pernas antes de golpear a bola, simultaneamente estenda as pernas e os braços em direção a bola. Toque a bola quando ela se encontrar na frente do rosto. Neste momento, as pernas, o tronco e os braços devem estar estendidos para cima, seguindo a trajetória da bola. A bola não é abatida, mas levemente carregada.
Alavanca: Interresistente
Músculos principais: Membros superiores - coracobraquial. tríceps e ancôneo; trapézio, pronador redondo , pronador quadrado. Membros inferiores - glúteo máximo, bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso, reto femural, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio, gastrocnêmio. Inserção proximal: Membros superiores - processo coracóide - escápula; Porção Longa: tubérculo infra-glenoidal, Porção Medial: ½ distal da face posterior do úmero (abaixo do sulco radial), Porção Lateral: ½ proximal da face posterior do úmero (acima do sulco radial); epicôndilo lateral do úmero; processos espinhosos da C7 a T12; epicôndilo medial do úmero e processo coronóide da ulna; ¼ da face anterior da ulna. Membros inferiores - Linha glútea posterior do íleo, sacro, cóccix e ligamento sacrotuberoso; Cabeça Longa: tuberosidade isquiática e ligamento sacro-tuberoso, Cabeça Curta: lábio lateral da linha áspera; tuberosidade isquiática; tuberosidade isquiática; espinha ilíaca ântero-inferior; trocânter maior, linha áspera, linha intertrocantérica e tuberosidade glútea; linha