Organização Funcional Núcelo
Biologia Celular
2008/2009
Organização Funcional do Núcleo
Núcleo: Estrutura e função
O núcleo funciona como centro organizador da célula. As suas principais funções são controlar as reacções químicas que ocorrem no citoplasma e armazenar a informação necessária para a divisão celular. Estas funções são essencialmente executadas através da informação genética armazenada no DNA e convertida nas complexas maquinarias proteicas que controlam as actividades celulares.
Invólucro nuclear
O invólucro nuclear é uma estrutura complexa cuja função é a separação dos componentes
nucleares dos citoplastmáticos, conferindo individualidade ao núcleo como organelo celular. É constituído por duas membranas (interna e externa), lâmina nuclear e poros nucleares. O invólucro nuclear tem uma organização estrutural complexa que sofre modificações ao longo do ciclo celular [8]. A sua superfície aumenta na fase S, registando-se a sua desorganização e posterior reorganização durante a fase mitótica.
O espaço entre as duas membranas está directamente ligado ao lúmen do Retículo Endoplasmático (RE), com uma dimensão de 200 Å, denominando-se cisterna perinuclear. Ambas as membranas são constituídas por uma bicamada fosfolipídica, apenas permeável a pequenas moléculas polares. A membrana nuclear externa, em contacto com o citosol, é contínua à membrana do RE Rugoso e partilha ainda com este último o facto de apresentar ribossomas ligados à sua superfície. Tais semelhanças bioquímicas e funcionais entre ambos os componentes celulares levaram a teorias que explicam a origem da membrana externa a partir do RE [8]. A membrana interna, voltada para o nucleoplasma, é particularmente rica em proteínas integrais. Admite-se que proteínas e lípidos sintetizados no RE fazem parte da sua composição. Estas membranas estão em continuidade. A lâmina nuclear situa-se entre a membrana nuclear interna e a cromatina, sendo o suporte