Organização estrutura politica
A escola recebe da sociedade diversos elementos e devolve os produtos de sua atuação.
O sistema escolar é um subsistema do sistema social. Produz e reproduz dentro de si as condições da sociedade.
Sistema de educação: amplo. Educa seus cidadãos através de seus agentes sociais (pessoas, família, igrejas, escolas, clubes). A sociedade que educa.
Sistema de ensino: intermediário. Inclui pessoas e instituições que se dedicam ao ensino sistematizado, como cursos esporádicos, catequistas, professores particulares.
Sistema escolar: limitado. Rede de escolas e sua estrutura de sustentação. Tem a educação com caráter intencional (transmissão de conhecimento) e sistemático (organizado em níveis de ensino) Objetivo de formação integral do homem.
Contribuições da sociedade para o sistema escolar
Conteúdo cultural: conhecimentos adquiridos no transcorrer de sua história (descobertas científicas, patrimônio histórico-social, conquistas tecnológicas).
Recursos Humanos: funcionamento. Administradores escolares, técnicos, professores, auxiliares. É da sociedade que o sistema escolar retira estes recursos.
Recursos Financeiros: absorve parcela considerável do orçamento.
Recursos Materiais: material didático, móveis, artigos para escritório, recursos tecnológicos, materiais de manutenção e limpeza.
Alunos: razão do sistema escolar. Educação é um direito de todos.
Contribuições do sistema escolar para a sociedade
Melhoria do nível cultural.
Aperfeiçoamento individual. Capacitação. Ampliar visão de mundo.
Formação de recursos humanos. Qualificações de trabalhadores para os diferentes setores da economia. Qualificação técnica: instrumentaliza o indivíduo. Qualificação educacional/cultural: capacitar para atuação enquanto um ser social.
Inovações científicas e tecnológicas.
Estrutura do sistema escolar
Graus de ensino: estruturados para atender ao crescimento biológico e psicológico dos alunos (Educação Infantil, Ensino