“Educação escolar: políticas, estrutura e organização
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL – FECLESC
Aluna: Karla Suyanne Rabelo Barreto.
Professora: Adéle Araujo.
Semestre: 6°.
Disciplina: Organização da Educação Brasileira.
Resumo do livro: “Educação escolar: políticas, estrutura e organização”.
JULHO/2014
Resumo crítico.
Livro: “Educação escolar: políticas, estrutura e organização”.
Autores: José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi.
O livro “Educação escolar: políticas, estrutura e organização” aborda o conjunto de conteúdos teórico e prático dos aspectos sociais e políticos, históricos legais, pedagógicos-curriculares e organizacionais da educação escolar brasileira. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 25) o objetivo principal desse livro é proporcionar aos alunos em processo de formação a compreensão dos contextos mais amplos, que abrange desde o seu papel na organização da escola, até a compreensão dos aspectos sociais e políticos. Assim, nos demais parágrafos iremos debatermos alguns pontos que consideramos de crucial importância.
É de suma importância compreendermos que as atuais políticas educacionais e organizativas devem ser entendidas no quadro mais amplo das transformações econômicas, políticas, culturais e geográficas que caracterizam o mundo contemporâneo. Nesse sentido, as reformas educativas em vários países do mundo europeu e americano, nos últimos vinte anos, coincidem com a recomposição do sistema capitalista mundial que é regido pela doutrina neoliberal.
Podemos considerar que tanto no mundo europeu, como o americano, tiveram o sistema educacional afetado de várias formas, assim essa nova política de educação neoliberal (capitalista) que tem orientação economicista e tecnicista traz alguns prejuízos para o aprendizado do aluno, uma vez que busca aquele conhecimento voltado para o técnico e desconsidera o aprendizado social e