- Educação Escolar: políticas, estrutura e organização
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Educação
Edu 348- Organização e Gestão da Educação Básica
Professora: Rosa Cristina Porcaro
Sínteses
Viçosa-MG
Abril -2012.
Texto 1- Educação Escolar: políticas, estrutura e organização
O texto Educação escolar traz em seu contexto princípios, conceitos e métodos da organização escolar, indicando que não podemos reduzir a estrutura escolar a uma concepção de administração, no qual o lucro se constitui no fim único e maior dessa organização.
No caso da escola a organização se configura, numa unidade social que reúne pessoas que se interagem entre si e que opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, a fim de alcançar os objetivos da instituição.
Dessa forma, a gestão é uma atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, tendo envolvimento basicamente com os aspectos gerenciais e técnico-administrativos.
Para compreendermos melhor as organizações escolares, é importante ressaltamos os aspectos informais da organização escolar, introduzindo o conceito de cultura organizacional.
Cultura organizacional pode, então, ser definida como o conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e o comportamento das pessoas em particular. (LIBÂNEO, 2007, P. 320).
Cada estabelecimento escolar tem sua cultura própria que possibilita entender os acontecimentos do dia a dia do seu cotidiano. Levar em consideração a cultura organizacional da escola é importante para a formulação, o desenvolvimento, a avaliação pedagógico-curricular e também as atividades que envolvem tomadas de decisão.
A organização escolar não é algo objetivo, elemento neutro a ser observado, mas uma construção social levada a fim pelos professores, pelos alunos, pelos pais e até integrantes da comunidade.
Algo que deve ser observado