Organização de gerenciamento de projetos
R: É a aplicação de habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas do projeto com finalidade de atender seus requisitos. Pode-se explicar por meio dos processos que o compõem, e podem ser organizados em cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento e em nove áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições.
2) O que é o Six Sigma e quais as três maneiras (níveis complementares) como ele pode ser usado?
R: Metodologia da gerência da qualidade e tem como objetivo fornecer ferramentas para melhorar os processos de negócio e ajudar no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços. O Six Sigma apresenta os seguintes níveis complementares:
Medida: o Six Sigma iniciou como um esforço de identificação de defeitos em fabricações e depois passou a ser aplicado em outros processos de negócio com o mesmo propósito.
Metodologia: o anagrama DMAIC é utilizado no modelo Six Sigma. Esse modelo foca no entendimento e na administração das necessidades do cliente, para assim aliar processos de negócios chave e obter essas necessidades utilizando análises altamente disciplinadas.
Sistema de Administração: o Six Sigma torna-se um sistema de alta-performance no campo dos negócios estratégicos, quando praticado como um sistema administrativo. A meta é mobilizar times para realizar projetos de alto impacto e acelerar a melhora dos resultados do negócio.
3) Quais os cinco grupos de processos segundo o PMI?
R: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
4) O que é o PCM?
R: Conjunto de recursos que auxiliam na concepção de projetos e administração, programas e organizações, utilizando a metodologia Logical Framework Approach (LFA). Parte-se do princípio que é preciso existir a concepção realista e clara do projeto, assim como uma análise dos componentes que interferem nas várias dimensões, e sua