Organizacional
A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador; ela precisa ajustar se a cultura da empresa. Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu para resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e funciona bem a ponto de ser considerado valido e desejável para ser transmitido aos novos membros. Alguns autores vêem a cultura organizacional como o modo costumeiro ou tradicional de pensar e fazer as coisas.No fundo, é a cultura que define a missão e provoca a definição dos objetivos da empresa.Na verdade, toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação:artefatos,valores compartilhados e pressuposições básicas.
*Artefatos: São todas as coisas que, no conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura lhes dá atenção. Os artefatos são todas as coisas ou evento que podem indicar, por meio visual ou auditivo, como é a cultura da empresa.
*Valores compartilhados: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e definem as razões pelas quais elas fazem algo.
*pressuposições básicas: São as crenças inconscientes, as percepções, o sentimento e as pressuposições dominantes e nos quais os membros da organização acreditam.
Estes são os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma empresa. Algumas empresas já ultrapassaram de longe a velha cultura de comando e obediência e a substituíram por uma nova cultura de liderança e compromisso. Com isso, as relações entre administradores e subordinados passam a ser cada vez mais diretas,igualitárias e menos burocráticas e formais.