Organizacional
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia. 1
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Uma empresa por definição é uma pessoa jurídica, que busca através de bens e serviços atender alguma necessidade humana, e cujo processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Entretanto, além dos bens materiais, uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e são estes profissionais que cuidam dos processos e tornam tangíveis os resultados.
A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas, para dessa forma manter a qualidade do clima organizacional, oferecer condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano, e consequentemente ao alcance de metas e lucro.
Entre os focos de atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários; aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflito entre profissionais, planejamento de carreira, retenção de talentos entre outros.
Segundo estimativa, esta área da psicologia corresponde atualmente a 23,6% do escopo de atuação dos psicólogos e as empresa precisam cada vez mais destes profissionais especializados em gestão de pessoas