organizacional
O estudo do comportamento tem despertado interesse nas pessoas há muito tempo. Bergamini (2005) observa que este vem evoluindo da conduta dos atípicos (que possuem doenças mentais ou desajustes meramente sociais) para a conduta dita normal.
Bergamini (2005) associa o desenvolvimento histórico da psicologia com o da medicina, acrescentando que “com o passar do tempo, a atenção tanto para a saúde física quanto para a mental foi incentivando o interesse das pesquisas sobre o assunto, no sentido de adotar um paradigma que pressupunha como de maior relevância a profilaxia da doença e dos desajustamentos em lugar de tão só curá-los e reorientá-los” (p.2)
É fato que o crescente interesse pela compreensão da conduta faz gerar um conhecimento, muitas vezes compartilhado, que não se associa ao escopo da ciência psicológica, o que chamamos de senso comum.
Isto fez surgir a Psicologia nas Organizações, como área de pesquisa da Psicologia que é amplamente divulgada para os envolvidos em gestão e/ou simplesmente atuam em esferas grupais. (ROBBINS, 2005).
CONCEITO E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA PSICOLOGIA
A Psicologia é uma ciência que cada vez mais tem despertado interesse nas pessoas.
O QUE JUSTIFICA CONDUTAS TÃO DIFERENCIADAS NAS PESSOAS?
A Psicologia nos ajuda a esclarecer estas e outras questões, inclusive às relacionadas às relações interpessoais, tão importantes na gestão contemporânea.
MAS O QUE É PSICOLOGIA?
Estudar o comportamento significa observá-lo em seu curso, o que envolve inúmeras variáveis. Isto confere para os próprios estudantes uma série de aprendizados.
A ciência que viabiliza aprendizados acerca:
Do autoconhecimento;
Do ajustamento social;
Da identificação das diferenças individuais;
Da aquisição de habilidades sociais;
Da administração de conflitos;
Da gestão de pessoas;
Etc. ...é a Psicologia.
Vale observar que a Psicologia perdeu o caráter reducionista de “tratamento para doentes”,