Organiza O E Metodologia
Desenvolvimento humano: A criança já tem capacidade inata. Já nasce com diferentes capacidades intelectuais. O conhecimento se dá por descobertas da própria criança. Construção do conhecimento. A criança passa por estágios de desenvolvimento.
Motricidade: Se dá por 4 etapas: sensório –motor de 0 a 2 anos;
Pré- operacional de 2 a 7 anos;
Operações concretas de 7 a 11 anos;
Operações formais a partir de 11 anos.
Linguagem e consignação: A ação e o pensamento andam juntas: agindo, pensamos. Fala egocêntrica e fala socializada fazem parte da fala infantil ( origem biológica).Passam por um processo de dualização onde, o consciente é um pensamento dirigido e social e o inconsciente é um pensamento autista e individual. Assimilação: Acomodação
Teoria VYGOSTSKY
Desenvolvimento humano: Interação social Zona de desenvolvimento proximal ( o que conhece com o que virá a conhecer). Crença no método genético. A relação do fatores internos e externos são resultado dos processos mentais.
Motrocidade: Mediação simbólica: instrumentos e símbolos.
Linguagem e consignação: Da parte para o todo. Processo de socialização. Essencial ao desenvolvimento no brincar vivencia situações do cotidiano ou fantasias. A Linguagem e a cognição se desenvolvem através da relação concreta com o homem e sua cultura.
Teoria WALLON
Desenvolvimento humano: Afetividade. Do todo para a parte: processo de individualização
( constituir-se indivíduo). O ser humano é geneticamente social ( o desenvolvimento biológico e social são complementares)A origem externa é afetiva e a interna é biológica.
Motricidade: Estágio impulsivo – emocional; Estágio sensório – motor e projetiva; Estágio do personalismo; Estágio categorial; Estágio da adolescência
Linguagem e cognição: A linguagem e o pensamento se desenvolvem no coletivo. A estrutura e a expressão do pensamento é a linguagem. A constituição do “eu” é realizada pelas fases que a criança passa.
Teoria Montessori :
Desenvolvimento humano: A criança