Ordem Normativa Social e Ordem Natural
Ordem Natural
Definicao
Conjunto de normas que coordenam a vida em sociedade, caracterizando-se todas elas pelo caracter imperativo e obrigatorio das suas normas.
É uma ordem complexa estando na sua composição cinco diferentes ordens que traduzem aspectos diferentes do dever inerente a vida em sociedade, nomeadamente : Ordem Religiosa; Ordem Moral; Ordem Etica; Ordem Juridica; Ordem Tecnica.
E uma ordem de necessidade, enunciam relacoes entre uma causa e um efeito, não tem coordenadas geograficas ou temporais. independentemente da vontade do ser humano. As normas são aplicadas de forma invariavel e constante independentemente a vontade do Homem e muitas vezes contra ela.
Caracteristicas
E uma ordem de liberdade, pois apesar das suas normas serem impostas ao Homem e exprimem um dever estas podem ser violadas e/ou alteradas.
Podem ser verdadeiras ou falsas, as leis são dotadas de Inviolabilidade e inalterabilidade, ou seja, não podem ser violadas e tambem não pdoem ser alteradas.
Exemplo
Se alguma norma estabelecida pela Lei Mae, a Constituição da República, for infrigida, há uma sanção correspondente
A lei da gravidade que representa a forca de atraccao mutua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros.
A agua passa do estado liquido ao estado gazoso quando atinge os 100
Ordem Religiosa
São normas que impoem ao Homem, condutas de que permitem fazer ou não fazer determinados actos, com a finalidade de obter um mundo melhor, porém não há sanções e nem há possibilidade de obrigar cumprimento da norma. As caracteristicas são: Heteronomas; Internas; Unilaterais; Incoercíveis.
Ordem Moral
São regras de convivencia social ou guias de acção pois dizem nos o que devemos ou não fazer, onde e como fazer.
As caracteristicas são: Autonômas; Internas; Unilaterais; Incoercíveis.
Ordem Ética
Conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o