Equilíbrio na vida pessoal e profissional do Contabilista
Disciplina: Português
Professor: Ricardo Moura
Contabilistas e a possibilidade de equilíbrio entre suas vidas pessoal e profissional.
Um dos maiores desafios de qualquer indivíduo é atingir o equilíbrio entre suas vidas pessoal e profissional. Muito frequentemente, a maioria dessas pessoas acabam não sabendo equilibrar e tendem a dar prioridade a somente um dos fatores, deixando o outro em segundo plano, perdendo foco e produtividade.
Na carreira de contabilidade existe uma necessidade muito frequente de atualização e acompanhamento das mudanças legislativas. Diante disso, muitos profissionais encontram dificuldade na escolha de apenas uma especialização e se veem frustrados com a impossibilidade de acompanhar todos os assuntos atuais. É importante enfatizar que um contabilista não tem a obrigação de dominar todos os assuntos.
Diversos profissionais acabam perdendo o equilíbrio por dificuldade de administração do tempo, levando o trabalho para sua vida pessoal, se prejudicando por estresse, fadiga, perda de controle e relacionamentos tensos entre os familiares. Lamentavelmente, essa má administração pode causar impacto também na vida profissional do indivíduo.
Como a demanda de trabalho e responsabilidades de um contabilista é muito grande, fatores externos acabam por atrasar a realização completa de suas tarefas. Problemas em relacionamentos sejam eles familiares ou não, uso excessivo de eletrônicos e redes sociais fora de hora, são distrações que o indivíduo deve saber separar de sua vida profissional.
Apesar da imensa dificuldade de obter o equilíbrio, não só entre a carreira de contabilidade e a vida pessoal do contabilista, mas também em diversas outras situações, é possível sim alcançá-lo. O fator mais importante é a organização do tempo de forma que seja possível aproveitar a jornada de trabalho de forma produtiva com o mínimo de necessidade de horas extras.
É importante também que, durante o dia, o contabilista