Monopsômio
É caracterizado por apresentar um número elevado de fornecedores dos insumos e de outro lado uma empresa que compra e processa esta matéria prima, uma forma de mercado com poucos compradores e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
O poder monopsônio possibilita ao comprador adquirir a mercadoria por valor inferior ao preço e influir em seu valor. Tipo de mercado com um único demandante comprador, concorrência imperfeita, os preços de determinados serviços ou insumos é determinados pelo demandante por ser único possui maior poder de mercado e os ofertantes devem ser adaptara suas exigência, tanto os preços como as quantidades. Isso permite ao consumidor ter vantagem sobre os estoques de uma empresa e ganhos maiores do que teria em um mercado de concorrência perfeita.
Exemplo de uma negociação monopsonista é a venda de caminhões de lixo, o de bombeiro, apenas a uma prefeitura ou estado podem comprar esse tipo de veiculo é o município. Empresa de energia elétrica que compra cabos para suas linhas de transmissão.
Analisando o monopsonio e o mercado de trabalho, uma única empresa demanda trabalho frente a uma oferta composta por muitos trabalhadores, logo a empresa tem capacidade de interferir nos salários e tomar decisões de maximização de lucro e benefícios, diferente de um mercado competitivo que nenhuma empresa interfere sobre o equilíbrio de mercado de mão de obra e salário na concorrência perfeita.
Obs : Valor Marginal – Beneficio adicional derivado da compra de mais uma unidade de um produto .
Despesa Marginal – Custo adicional da compra de mais uma unidade de um produto. Fig 2 – O poder do monopsônio depende da elasticidade oferta , quando a oferta é elástica a despesa marginal e a despesa média não apresenta muita diferença de tal modo que o preço se aproxima no praticado no mercado