Resumo de introdução a economia
Economia é a ciência que estuda a gestão de recursos escassos (finitos).
-economia positiva é caracterizada pelo que de fato ocorre, e a normativa são idealizações.
Ex: Salário mínimo de R$600,00 (positiva). O salário mínimo poderia subir a 10% para suprir a alta nos impostos (normativa).
Princípios: trade off – custo de oportunidade – decisão na margem – incentivos – especialização – organização de mercados (tipos) – falhas de mercado – produtividade e especialização.
Tipos de bens:
Restrito se refere a bens passíveis de exportação, por exemplo. Bens no sentido amplo são serviços, objetos, bem humanitário, entre outros.
Bem livre é um bem público, disponível a todos da mesma forma. Bem econômico são bens cuja obtenção implica em custo.
Bem econômico intermediário compõe ou se transforma em outros bens; bens finais tem uma finalidade especifica ou não sofrem agregação de valor > bem final de capital participam do processo produtivo; bem final de consumo satisfazem as necessidades das pessoas.
Eficiência econômica está relacionado com a relação de produzir mais com menos, ou o máximo com o que já se tem.
Eficiência de pareto se dá quando não é possível melhorar mais a situação sem degradar esta ou utilidade de qualquer bem econômico. Equidade está relacionada com a distribuição igualitária dos bens entre a sociedade.
Fatores de produção são: Terra (recursos/insumos), capital (bens de capital) e trabalho (serviços em geral).
Linha de possibilidade de consumo (restrição orçamentária) e curva de possibilidade de produção (curva de restrição):
Na curva AxB estuda-se a eficiência de cada empresa, a vantagem absoluta e as vantagens comparativas. Através da vantagem comparativa estuda-se a possibilidade de especialização e troca. (Uma empresa não possui v.c. em dois ramos)
Lei da demanda diz que, tudo mais constante, um aumento do preço induz uma redução na quantidade demandada. A lei da oferta diz que se o preço aumenta a qtd.