Cartografia digital
Noções de Sistemas de Informação Geográfica
Iana Alexandra Alves Rufino Iana Daya Cavalcante Facundo
2.1 Cartografia Digital
2.1.1 Cartografia
Ciência de organização de cartas terrestres, marítimas e aéreas de qualquer espécie, abrangendo todas as operações, desde os levantamentos iniciais do terreno até a impressão definitiva das mesmas. Pode ser considerada uma metodologia científica que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície da terra através de simbologia própria. A razão principal da relação interdisciplinar forte entre Cartografia e Geoprocessamento é o espaço geográfico. Cartografia preocupa-se em apresentar um modelo de representação de dados para os processos que ocorrem no espaço geográfico. Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico, ou seja, a informação geográfica. Isto estabelece de forma clara a relação interdisciplinar entre Cartografia e Geoprocessamento (Figura 2.1).
2.1.2 Mapa
Representação gráfica da Terra nos seus aspectos naturais ou artificiais. Os fenômenos do mundo real podem ser representados por diversos tipos de dados, que são: dados temáticos (por ex: tipos de solo), dados cadastrais (por ex: cadastro urbano e rural), dados de redes (por ex: rede de esgoto e logradouros), dados de modelos numéricos (por ex: dados geofísicos e topográficos) e dados do tipo imagens (por ex: foto aérea e
[pic]
Figura 2.1. Relações interdisciplinares entre SIG e outras áreas (Maguire et al., 1991)
de satélite). Estes dados estão cartografados nos respectivos tipos de mapas, portanto cabem algumas definições do que são mapas. Um Mapa utiliza os dados do mundo real, sendo que:
• são modelos simplificados da realidade; • utilizam uma representação, normalmente em escala, de uma seleção