a evolução da cartografia
RESUMO
Durante toda a sua história a Cartografia teve um papel fundamental na demarcação de áreas territoriais. Os povos da Antiguidade foram de suma importância para o desenvolvimento da Cartografia, pois introduziram os cálculos nos estudos desta ciência. Porém foi principalmente com a expansão européia, graças à criação da escola de Sagres, e as novas técnicas surgidas no final do séc. XX e que utilizam as tecnologias de multimídia, surge uma Cartografia do poder. O que fica mais evidente nesta evolução da Cartografia é que os mapas eram confeccionados para atender a interesses específicos de elites, seja a burguesia no seu auge (séc. XV a XVIII) que reforçou a visão eurocêntrica nos estudos cartográficos, sejam os computadores como nova forma de elaborar os mapas, e assim criando os analfabetos digitais e, a Cartografia das desigualdades sociais.
Palavras-chave: CARTOGRAFIA, PODER, EUROCÊNTRICA.
I) A CARTOGRAFIA NA ANTIGUIDADE
A História da Cartografia nos mostra que o homem sempre teve a necessidade de se comunicar, delimitar seu espaço e sua cultura. De início a representação era feita através de desenhos rupestres. Com isto podemos afirmar que o mapa é uma das formas de comunicação gráfica mais antiga que se tem notícia.
Uma característica marcante na confecção dos primeiros mapas descobertos, é que todos os povos os elaboraram de acordo com sua cultura, com seus costumes, sem haver uma interferência de outros povos. Os mapas eram considerados representações significativas da evolução da humanidade, portanto aqueles que não indicassem progresso rumo à objetividade, deixavam de ser estudados.
O mapa mais antigo do mundo foi feito à cerca de 6000 a.C. Descoberto em 1963 em Sacal Hoyuk (região centro-ocidental da Turquia), durante uma escavação arqueológica, este mapa representa o povoado neolítico do mesmo nome, retratando a região