Cartografia
A cartografia é um instrumento extremamente importante para várias profissões, é utilizado pelo geógrafo, geólogo, arquiteto, engenheiro, biólogo, entre outros.
Mas para obter um entendimento melhor deve-se saber primeiramente o que é cartografia?
Cartografia é a disciplina que através de estudos elaborados, fazem representações cartográficas (mapas, cartas, plantas etc.), além da elaboração, a cartografia faz a interpretação dos mesmos.
Na ciência geográfica os mapas são importantes para analisar partes do planeta, como vegetação, clima, território etc.
Os mapas não são utilizados somente agora, na antiguidade foram criados mapas de localização, o mais antigo representava partes da Mesopotâmia e foi fabricado de argila.
Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como fotos aéreas, radares, imagens de satélites, GPS entre outros.
A cartografia é muito usada na atualidade e nas três últimas décadas como meio de estratégia militar, pois os mapas e suas legendas informam condições naturais (vegetação, relevo, clima) que são itens importantes para conhecer as dificuldades a serem enfrentadas e também, preliminarmente, estudar como superá-las.
A Cartografia Histórica analisa o surgimento e a dinâmica da atual configuração dos territórios, por meio de suas representações espaciais ao longo do tempo. Essas mudanças no Brasil foram condicionadas por diversos processos históricos e em determinados recortes temporais, que podemos sintetizar em grandes períodos: i) Período pré-descobrimento (até 1500), ii) Período colonial (1500-1808), iii) Corte no Brasil (1808-1822), iv) Império (1822-1889) e v) República (1889-presente). Desta forma, inicialmente, objetiva-se a realização de estudos divididos nas seguintes etapas: a) levantamento e catalogação de mapas em diversos meios; b) tratamento digital;