cartografia
Recife - PE, 27-30 de Julho de 2010
p. 001 - 006
A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A CARTOGRAFIA LAR
PAULO ROBERTO ABREU
ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Programa de pós graduação em Geografia paija@ig.com.br; castroge@ig.com.br
RESUMO - Este artigo trata da categoria emoção no processo da construção do conhecimento da Cartografia Escolar..
Incorporamos o conceito de Cartografia Lar (conceito a ser ratificado na tese de doutorado em Geografia), num desenvolvimento teórico, prático, lúdico, a ser trabalhado na escola e os seus arredores. Imbricando nesta euforia em ressignificar a construção do conhecimento da Cartografia Escolar, juntamos às novas tecnologias como recurso indispensável nesta construção, pois as crianças e jovens já as consolidam em seus territórios abrigos; e essas manifestações são interiorizadas em sala de aula, com os jogos nos celulares, nos ipods, nas trocas de emails, e conversas em sites de relacionamentos.. Portanto o professor de Geografia deverá estar atento às tendências contemporâneas, no intuito de aproveitá-la e reuni-las aos conteúdos da Cartografia Escolar, criando novos desafios didáticos. Pensamos ainda que , o ensino da Cartografia na escola, poderá então ser prazerosa. Para isto, o professor de
Geografia deverá ter amor com a disciplina que ensina, como também para com os sujeitos a quem se ensina, conforme ilustra Morin .(2007).
Palavras chave: Complexidade escolar, Cartografia Escolar, Novas tecnologias
ABSTRACT - This article works on the category of emotion in the process of building knowledge of the
Scholar Cartography.. We incorporated the concept of Home’s Cartography, in a theoretical, practical and ludic development, to be worked in school and in its surroundings.
Entering in this euphory of remeaning the building knowledge on the Scholar Cartography, we joined new