Resenha Critica " O Conto da Ilha Desconhecida" Jose Saramago
Saramago, José. O conto da Ilha Desconhecida .S.1:Editora Schwarcz,Ltda.,1998.
Um Homem foi até o palácio do rei, mais precisamente para a porta dos obséquios, mas o monarca que não atendia a essa porta, sempre mandava seus empregados em seu lugar. Mas estes sempre passavam a tarefa adiante, até chegar a mulher da limpeza; quando esta atendeu ao homem,foi pedido por este para falar com o rei e disse que só sairia a depois de atendido.
O rei sabendo do ocorrido ficou até satisfeito, pois com a porta ocupada não teria outros para lhe fazer pedidos, enquanto o homem ali estivesse. Após 03 dias a população começou a ficar revoltada, pois também queriam a sua chance a porta dos obséquios, preocupado com a revolta foi atender ao homem que lhe pediu um barco, para ir a procura da Ilha Desconhecida. Depois de muita discussão, foi lhe concedido um barco não muito grande, mas bom e seguro; e foi mandado procurar o capitão do porto.
A mulher da limpeza ao ouvir falar da tal ilha desconhecida, saiu pela porta das decisões para ir de encontro ao homem. Ao chegar ao porto observou o capitão indagar ao homem do barco sobre seus conhecimentos náuticos e mostrar descrença a possível existência de uma ilha ainda não conhecida.Ao fim da discussão,foi lhe cedido uma caravela reformada,a mulher da limpeza que tudo observava expressou seu desejo de acompanha-lo em tal busca e ofereceu seus serviços enquanto ele ia atrás de uma tripulação.
Ao começo do anoitecer a mulher da limpeza tinha feito todo seu serviço,e viu a volta do homem com o jantar mas também desanimado por não conseguir nenhum homem que acreditasse no objetivo da viagem para entrar na tripulação,mas ela não desanimou dizendo que eles dois conseguiram e muito bem tocar o barco sozinhos,o homem não deixando-se convencer achou melhor que jantassem e fossem dormir.
Dormiram. Ele sonhou por toda a noite. Sonhou que tinha uma tripulação com homens, mulheres e crianças. Que levava sementes, terra, animais