Evolução da Cartografia
Neste trabalho vai ser abordada a evolução da Cartografia ao longo dos tempos.
Pré – História e antiguidade;
Mundo Clássico;
Idade Média;
Era dos Descobrimentos;
Renascimento;
Idade Moderna;
Idade Contemporânea;
Evolução Cartográfica Portuguesa.
A cartografia é o conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações directas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.
Os documentos cartográficos representam no todo, ou em parte, a Terra ou qualquer corpo celeste, independentemente da escala e do suporte, tais como: mapas e plantas, atlas, globos, perfis de Terreno, imagens de satélites, representações mentais ou de lugares imaginários, entre outros.
2 - Antiguidade Clássica
O Homem desde sempre procurou maneira de registar em imagem a sua passagem pelos lugares e de delimitar os seus territórios a cartografia foi a primeira forma de expressão utilizada.
2.1 - Grécia Antiga
A Grécia antiga, contribuiu para o desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes em geral.
Hecateu representou a Terra num disco metálico;
Êudoxo construiu um globo;
Dicearco desenhou um mapa-mundo em projecção plano-quadrada.
Anaximandro de Mileto construiu um mapa-múndi gravado em pedra.
Algumas das suas ideias são muito semelhantes a algumas teorias da Física actual, nomeadamente o conceito em que o mundo é sustentado por um equilíbrio de forças, que é parecido com a teoria da gravidade e da força centrífuga, a noção de que a acção do Sol fez surgir os seres mais simples na água, que depois se deslocaram para a terra ganhando forma, a teoria da evolução das espécies, também a ideia dos opostos compara-se com a teoria de que a partir do vácuo se produzem partículas.
Efectivamente, pode-se concluir que Anaximandro chegou na sua época às mesmas conclusões que os cientistas obtiveram