Trabalho de Economia Pesqueira
Para compreender melhor o que é oferta e demanda, é preciso inserir-se no contexto da economia de mercado.
Na economia de mercado espera-se a existência de agentes como firmas, pessoas, governo e setor externo, por exemplo, que tenham disposição na oferta e procura de bens e serviços (mercadorias) transitando por um espaço físico ou abstrato. Podemos entender que essa oferta e demanda existentes no mercado são duas forças movedoras deste sistema. As mercadorias são trocadas pelos demandantes e ofertantes, existindo um meio de troca conhecido como mercadoria intermediária, geralmente utilizando-se de moedas, um padrão comum de valor e que facilita as transações devido à sua aceitabilidade. O funcionamento disso, podemos perceber no fato das pessoas comuns ofertarem sua força de trabalho por remunerações, adquirindo produtos pelos quais satisfazem suas necessidades.
Conceituando, em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing. Já a demanda, procura, ou "demandada" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.
Assim, de uma maneira geral, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem (oferta). Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Compreendendo assim, que a função demanda é inversamente relacionada com o preço, onde preços mais altos reduzem o desejo pelas mercadorias.
É interessante observar que a demanda não depende somente do preço de determinado bem, mas também de