economia pesqueira
_ Justificativa
Devido a grande biodiversidade da região, a atividade pesqueira e extrativista tornou-se a base da economia do município de Bragança, gerando assim emprego e renda para a população, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da cidade, onde a zona costeira favorece o desenvolvimento socioeconômico de Bragança e a preservação da biodiversidade nativa, com foco na exploração sustentável. A cidade de Bragança é o terceiro maior polo pesqueiro do estado do Pará.
_Objetivo geral
Investigar o papel da economia pesqueira e extrativista no desenvolvimento econômico da região Bragantina.
.Objetivos específicos
- Observar a rotina de trabalho da comunidade pesqueira e extrativista.
- Compreender as formas de extração e comercialização.
_Metodologia
O desenvolvimento do projeto será baseado em pesquisas, por meio da leitura e análise de livros, artigos e entrevistas com os cidadãos que vivenciam essa realidade.
_Problemas
A partir do tema “A economia pesqueira e extrativista da região Bragantina”, surge vários questionamentos importantes em relação ao manejo irresponsável, como por exemplo:
.Qual o meio de sobrevivência das pessoas que dependem da pesca e extrativismo no período de defeso?
.Qual a importância da conscientização das pessoas no período de defeso da pesca e extrativismo em Bragança?
_Hipótese
A conscientização da comunidade pesqueira e extrativista é de suma importância, já que são recursos naturais finitos, desse modo o uso irresponsável do mesmo acarretará na extinção dos recursos gerando assim desemprego na comunidade.
_Palavra chaves
Pesca
Período de defeso
Biodiversidade
Economia
Extrativismo
A economia no Brasil é baseada no setor industrial e em prestações de serviços, tanto no setor privado quanto no setor público, onde as pequenas cidades contribuem significativamente para o desenvolvimento da economia do país, tendo como base