Contabilidade
O presente trabalho visa pesquisar, abordar conceituar os símbolos e algumas curiosidades da Contabilidade. Símbolos que representam uma das profissões mais antigas do mundo, e que como estudantes do curso de Bacharelado de Ciências Contábeis, não podemos deixar passar despercebidos, pois para ser um excelente profissional, antes de tudo, precisamos conhecer a fundo nossas origens e os significados dos símbolos que as cercam.
A história da Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização humana, vamos aqui, nesse trabalho, fazer um resumo dos significados e conceitos dos símbolos da profissão contábil.
[pic]
Figura 1 – deus Mercúrio – mitologia romana.
2. SÍMBOLOS DA CONTABILIDADE
Mercúrio era um deus da mitologia romana, que tinha sobre seu protetorado várias coisas, dentre elas, o comércio. Era filho do deus Júpiter (o maior), e o mensageiro de todos os deuses, em razão de sua grande agilidade, simbolizadas pelas duas asas que ladeiam seu capacete e de ter a confiança da máxima divindade. Mercúrio empunhava o Caduceu, símbolo maior da Contabilidade, era um bastão de ouro que Mercúrio recebera em troca de instrumentos musicais que inventara (a lira e a flauta) e que haviam maravilhado a Apolo (que detinha poderes e conhecimentos mágicos e era o titular do caduceu). Não só Mercúrio trocou os objetos como exigiu de Apolo que lhe repassasse segredos de magia, notadamente, da adivinhação.
O caduceu passou a ser símbolo dos atributos de Mercúrio, e este, de tal forma aprofundou-se na adivinhação, que passou a conhecer a sorte de outros seres pelo jogo de pedras. Mais tarde, usando o capacete de Hades, Mercúrio tornava-se invisível, e assim, prestou grandes serviços a outros deuses, entre outras coisas, derrotando e matando o temível gigante Hipólito. Tais vitórias transformaram o habilidoso Mercúrio no principal intérprete da vontade divina. Por esta razão ele era, também, o mais ocupado de todos