Água de lastro e bioinvasão
Água de Lastro
É a água captada pelos navios e armazenada em seus lastros (tanques). A quantidade de lastro a bordo varia de centenas de milhares de litros a mais de 100.000 toneladas, dependendo do tamanho e do propósito do navio.
Importância
Para manter a segurança, facilitar a manobrabilidade e estabilidade dos navios durante a navegação quando estão descarregados.
O Processo de carga e descarga
Os navios que partem sem cargas são lastrados com águas dos portos de sua origem, quando chegam ao seu destino para carrega, a água do lastro é despejada e assim sucessivamente.
Um navio pode receber ou descarregar a água do lastro em diversos portos internacionais em uma só viagem. Assim, o navio pode conter uma mistura de águas de diferentes locais no lastro.
Principal Problema: A Bioinvasão
A descarga de água de lastro é a principal via de introdução de espécies marinhas em regiões diferentes de onde são provenientes e uma das maiores causas da perda da biodiversidade marinha. Nesta água podem estar contidos organismo como: larvas, esporos, micro-algas, micro-invertebrados, semente, bactérias, micróbios, entre outros.
Fator Limitante
A maioria destas não sobrevivem por diferenciação de habitat como, por exemplo: luz, temperatura, condições físico-química tipo de substrato, além da predação e competição por parte das espécies nativas.
A introdução de espécies
Os organismos que conseguem sobreviver, são introduzidos e podem causar:
• Desequilíbrio nas comunidades nativas: competição pelo espaço e nutrientes. Podem alterar a cadeia alimentar, o habitat e as condições ambientais, podendo diminuir e até mesmo causar extinção de espécies.
• Risco à Saúde Humana: introdução de diversos organismos patogênicos como por exemplo :
• Vibrio cholerae – Em 1991 surgiu na América Latina e evidencias cientificas monstram que os primeiros casos surgiram em regiões