Água de Lastro
Engenharia Ambiental e Sanitária
Viviane Leal
Água de Lastro
(Conceito e Consequência)
Niterói
Junho,2013
Introdução
Para realizarem operações seguras, eficientes e terem estabilidade os navios dependem do uso da água de lastro em seus tanques e porões. Essa água usada como lastro é devolvida ao mar quase sempre em locais diferentes. Por conta disso, os navios realizam nas suas movimentações uma grande transferência de água ao redor mundo. Milhares de espécies exóticas são transportadas nos porões das embarcações dessa forma, microorganismo são introduzidos em locais diferentes de seu habitat natural, as espécies são transferidas de um local para outro impactando o meio ambiente o que tem se constituído em ameaça para o sistema marinho com consequente repercussão na vida das pessoas. Em função desta problemática que a água de lastro tem trazido para os países, pretende-se neste estudo apresentar o conceito da água de lastro, as iniciativas legais tomadas em âmbito nacional e internacional para combater o problema, bem como os impactos causados e as alternativas de tratamentos de água de lastro que estão propostas.
Água de Lastro
Para que os navios cargueiros naveguem em segurança quando estão sem ou com pouca carga, e para que mantenham suas hélices propulsoras submersas, é utilizado um peso líquido em tanques localizados nos porões destes – a água de lastro. Ela garante a estabilidade do veículo, evitando danos, inclusive impedindo que o navio parta ao meio ou mesmo naufrague em casos de tempestades.
A água de lastro é coletada em portos e estuários de forma inversamente proporcional à quantidade de carga, ou seja: quanto menos carga, mais água de lastro! Assim, ao ser descarregado, o navio enche seus porões com a água do litoral onde se encontra e, ao serem estocadas novas mercadorias, esta água é despejada.
Impactos Ambientais A água de lastro pode causar problemas