Agua de lastro
Existem diversos sistemas desenvolvidos por empresas, que já foram aprovados e certificados pela IMO para tratamento da água de lastro. Algumas das empresas possuem uma mistura das técnicas apresentadas anteriormente, o que aumenta a eficiência do tratamento. Os principais sistemas e fabricantes são:
Venturi Oxygen Stripping®, NEI Treatment systems, LLC;
SEDNA®, Hamann AG;
PureBallast, Alfa Laval AB;
Hyde GuardianTM, Hyde Marine (Lamor Group);
Ecochlor, Ecochlor Inc.
A seguir será apresentada de forma sucinta a característica de cada um dos sistemas.
Venturi Oxygen Stripping®
O sistema Venturi Oxygen Stripping - foi desenvolvido e patenteado pela NEI Treatment systems, LLC. Esse sistema mistura gás nitrogênio e dióxido de carbono diretamente na água de lastro. Ou seja ele induz um ambiente de baixo oxigênio nos tanques de lastro(figura), dessa forma elimina organismos aquáticos nocivos, sem a utilização de substancias ativas o que protege os revestimentos dos tanques de lastro do navio contra degradação e corrosão do aço. Por causa da adição de dióxido de carbono na solução formam-se ácidos carbônicos e carboxílico, assim o pH da água é tratado e reduzido para ficar entre 5,5 e 6. Esse sistema foi homologado pela IMO em 2012. (NEI MARINE, 2012).
SEDNA®, Hamann AG
O sistema SEDNA® foi desenvolvido e patenteado pela Hamann AG. O tratamento da água de lastro através deste sistema consiste de três etapas:
1. Primeiro a água de lastro é captada e passa por um conjunto de hidrociclones;
2. Na sequencia a água é filtrada através de um conjunto de filtros;
3. Por fim é injetado ácido peróxido na água.
Esse sistema foi homologado pela IMO em 2008. ( TESE NEWTON, 2010 )
PureBallast®, Alfa Laval AB
O sistema PureBallast® foi desenvolvido e patenteado pela Alfa Laval AB. Este sistema foi criado para operar no lastro e no deslatro do navio. Durante o lastro, a água passa por um filtro para remover