Água de Lastro
SUMÁRIO
1. Introdução.....................................................................................................4
2. Hipóteses......................................................................................................6
3. Objetivos.......................................................................................................6
4. Materiais e Métodos......................................................................................7
5. Referências Bibliográficas.............................................................................8
INTRODUÇÃO
Para que navios cargueiros naveguem com segurança quando estão com pouca carga ou sem nenhuma, é utilizado um peso líquido em tanques localizados nos porões destes navios, ao qual chamamos de água de lastro, com a finalidade de alterar o calado, mudar as condições de flutuabilidade, regular a estabilidade ou melhorar a manobrabilidade. (Collyer 2007)
Esta água é proveniente do mar e é captada no porto de origem do navio (ANVISA 2004).
A troca da água lastro é um procedimento comum, no entanto, não se pode garantir que a água trocada tenha qualidade suficiente para não afetar as proximidades do porto (Gomes 2004).
Uma vez que esta troca pode ocasionar a introdução de espécies exóticas que por vezes podem sobreviver no local de despejo e causar um desequilíbrio ecológico (santos & Lamonica 2008) isso ocorre porque ao serem inseridas em um ambiente onde não há naturalmente a sua ocorrência, as espécies podem adaptar-se pela disponibilidade de alimento e ausência de predador (Ricklefs 2010). Espécies exóticas são aqueles organismos ou materiais biológicos (sementes, ovos, esporos etc.) capazes de propagar animais e plantas e que tenham entrado em um