Fluxo grama
O diagrama de fluxo de dados é uma das mais utilizadas ferramentas de modelagem de sistemas, principalmente para sistemas operativos nos quais as funções do sistema sejam de fundamental importância.
O primeiro componente de um DFD é conhecido como processo. Os sinônimos mais conhecidos são bolha, função e transformação. O processo mostra uma parte do sistema, a que transforma entradas em saídas - isto é, mostra como uma ou mais entradas são convertidas em saídas. O processo é representado graficamente por um círculo. Alguns analistas de sistemas preferem usar um oval, ou um retângulo de vértices curvos, outros preferem ainda um retângulo. As diferenças entre esses três formatos são puramente cosméticas, embora seja obviamente importante utilizar o mesmo formato de maneira consistente para representar todas as funções do sistema.
O processo é denominado ou descrito em uma sentença simples. O nome do processo descreverá o que o processo faz e é composto por uma frase constituída de um verbo e de um objeto, como validar a entrada ou calcular o valor do imposto. Um fluxo é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo. O fluxo é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou de pacotes de informações de um ponto a outro do sistema. Desse modo, o fluxo representa dados em movimento, enquanto os depósitos representam dados em repouso.
O Depósito é utilizado para se modelar uma coleção de pacotes de dados em repouso. A representação para um depósito são duas linhas paralelas. Normalmente o nome escolhido para identificar o depósito é o plural do nome