lokih
872 palavras
4 páginas
1) As atividades da Organização integram diversas empresas que atuam em diferentes setores e suas atividades são separadas em divisões independentes, facilitando assim a coordenação e a sua administração.A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da alta administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.
2) O novo modelo estrutural foi adotado visando uma melhoria na coordenação das atividades e no desenvolvimento das mesmas.
As principais divisões do grupo são:
-MIRA: Mídia Impressa e Rádio;
-Geobopar: Globo Participações e Comunicações S.A;
-Fundação Roberto Marinho;
3) Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele. No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
4) O grupo preza a produtividade e a eficiência empresariais; logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas. Com o objetivo de produzir com eficiência, o grupo optou por descentralização a direção da empresa, apesar da concentração de poder se fixar nas mãos da alta gerencia do conglomerado, há uma transferência de poder dentre os presidentes e diretores das empresas afiliadas, cada alto gestor, tem considerável autonomia para efetuar as modificações necessárias, desde que