ordem de serviço
SANTOS:
XANGODeus do fogo e do trovão, Diz a tradição que foi rei de Oyó, cidade da Nigéria, é viril, violento e justiceiro, seu dia e quarta-feira.
Xango, roupa branca e vermelha com coroa de latão, sacrifício; gato, pato, carneiro e cagádo., oferenda amalá (quiabo com camarão seco e dendê.
EXUExú, não é diabo, não é satanás, não é lucifer, exú é esfera, o comunicador, o mensageiro, o gerador, o estabilizador, exú é orixá, é vibração, e tem diversas manifestações devido existir diversos espiritos que utiliza da roupagem fluidica e compreendendo isso, exú não aceita oferenda, não aceita bebida, exú não pratica maldade e não faz maldade, exú representa a banda da esquerda, o policial do umbral, não significa que é ruim na essencia, o exú é equilibrador, o exú é meio, é o conduz para luz, exú está entre a razão e a emoção.
Exú - significa protetor, guardião( masculino) guardiã( feminino), reparador, estabilizador, e potencializador.
Se for exú feminino( pombagira) ou exú masculino - corrige os desvirtuados, os desequilibrados, os viciados de modo geral, limpando o seu campo mental, o seu duplo eterico
Umbanda1 2 é uma religião heterodoxa brasileira, cuja evolução do polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto à feição e moda do país.
O vocábulo é oriundo da língua quimbundo, de Angola, e significa arte de curar, segundo a Gramática de Kimbundo, do Professor José L. Quintão, citada na obra O que é a