Continente Americano
Aspectos Gerais: O continente americano tem uma extensão de 42.560.270 km. É o maior no sentido latitudinal (norte/sul), entretanto, tem a menor extensão no sentido longitudinal (leste/oeste).
Aspectos Naturais: Continente é dividido em três porções. América do Norte, América Central, América do Sul.
- Relevo: Formação do relevo do continente americano se deve, sobretudo, às movimentações ocorridas na crosta terrestre no passado. Mas não podemos creditar apenas a elas a atual configuração do continente. O relevo é dinâmico, portanto, com o passar do tempo, a ação interna e externa dá a forma às paisagens. Na porção oeste estão as maiores altitudes. As formações dos conjuntos montanhosos estão localizadas no sentido norte-sul, e abrangem terras dos Estados Unidos, Canadá e México.
-Hidrografia: É extensamente aproveitada econômico, quer para transporte ou para a geração de energia. Muitos rios e lagos fornecem água para as atividades industriais, agropecuárias, ou para o uso doméstico. O sistema hidrográfico norte-americano está fundamentado em quatro grandes bacias: Ártica, Atlântica, a Pacífica e a do Golfo do México. Uma característica peculiar aos rios da vertente ártica é que permanecem congelados durante parte do ano.
Processo de Colonização do Continente Americano Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa. Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento. No Brasil, por exemplo, a de exploração foi a que predominou, pois os portugueses vieram para o nosso país, a partir de 1500, para retirar recursos naturais e minerais (pau-brasil, ouro, diamantes) ou para produzir açúcar, levando o lucro para Portugal. Os portugueses