ordem de serviço
FUNÇÃO: Mestre de Obras
1. O não cumprimento ao disposto nesta Ordem de Serviço sujeita o trabalhador às penas da lei, que vão desde advertência, suspensão até demissão por justa causa.
2. A Construção Civil é uma indústria que, por suas características peculiares, exige permanente atenção e cumprimento das normas de segurança do trabalho. Assim:
a) não transite pela obra sem capacete e calçado apropriado;
b) use seus EPI’s apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservação;
c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e corrija imediatamente as Condições De Risco encontradas.
d) não consuma bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de entorpecente.
3. Oriente seus encarregados e/ou outros trabalhadores sobre o processo mais seguro de executar qualquer trabalho.
4. Exija de seus encarregados uma reunião preliminar com suas equipes, para discutir as medidas específicas de segurança a serem adotadas, quando do início de qualquer trabalho.
5. Mantenha a obra sempre limpa e a circulação de trabalhadores desobstruídas.
6. Corrija as Condições De Risco que lhe forem comunicadas, com a máxima urgência.
7. Dê especial atenção à proteção da periferia, dos poços de elevadores, das instalações elétricas e à manutenção de máquinas e equipamentos, particularmente a serra circular, guincho e grua.
8. Paralise imediatamente os trabalhos em andamento que sujeitem os trabalhadores a grave e eminente risco, especialmente o trabalho em altura sem o uso de cinto de segurança.
9. Oriente, acompanhe e fiscalize os trabalhadores na montagem de andaimes suspensos mecânicos. Empregue somente trabalhadores qualificados.
10. Mantenha permanentemente atualizado o Livro próprio para inspeção de máquinas, com registro das falhas encontradas, medidas corretivas adotadas e a indicação de quem as realizou.
11. Confira o Livro de Inspeção próprio do elevador de passageiros e submeta-o, semanalmente, ao