geografia
1.O que é aquífero livre e aquífero confinado? Qual e a principal diferença entre eles?
Aquíferos confinados: São formações geológicas portadoras de água sobrepostas por camadas impermeáveis.
Aquíferos livres: são demarcados por uma camada permeável (acima do nível freático) e por uma camada impermeável.
A diferença entre eles é que o aquífero confinado refere-se ao volume d’água no espaço poroso entre os grãos de rochas sedimentares e que está confinado (restrito por camadas impermeáveis acima e abaixo) e o aquífero livre não tem confinamento na parte superior.
2. Um aquífero profundo pode ser um aquífero livre?
Em locais nos quais o alto topológico é bastante elevado, sim, especialmente em serras. Próximos aos leitos dos rios são sempre pouco profundos.
3. Compare as figuras 4 e 5 do arquivo Ciclo Hidrológico. Quais seriam as explicações mais plausíveis para a existência de bons aquíferos no Saara?
Observando os mapas percebemos que não existe uma relação direta entre eles, mesmo a pluviosidade media anual do Saara sendo baixa, existem grandes aquíferos na região, isso tudo se deve a rochas adequadas, com alta porosidade, pois foi armazenado mais aguas nas porções mais profundas, em épocas que esse local teve alta pluviosidade.
4. Cite e descreva 3 tipos de intervenções hidrológicas que a humanidade faz no ciclo hidrológico.
Barragens: É usada para diversos fins, em Minas Gerais a maioria dessas barragens são construídas para geração de energia. Isto resulta na diminuição da variação da vazão dos rios, ou seja, na denominada “regularização” da vazão.
Utilização de agua para produção de alimentos: a irrigação aumenta a produção agrícola e na dessedentação de animais. Essa agua é retirada preferencialmente dos rios e, secundariamente, dos aquíferos. Boa parte desta água não retorna aos cursos d’água
Os processos industriais: Esses são grandes