oralismo, a comunicação total e o bilinguismo
a) Na Unidade 1, você conheceu a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Elabore um quadro com as principais características dessas três abordagens e escreva uma conclusão, apontando os benefícios que o bilinguismo poderá possibilitar para a vida do surdo e para o seu processo educacional. Poste sua atividade no Portfólio.
Oralismo, busca inserir o surdo na comunidade ouvinte priorizando a língua oral do pais, negando a surdez e priorizando o aprendizado da fala e não da linguagem de sinais, considerando assim o surdo como um ouvinte com defeito e busca com o aprendizado da fala uma maneira de igualar os surdos dos ouvintes, alunos surdos ensinados com métodos educacionais focados no oralismo não tem bons rendimentos acadêmicos e da oralidade.
Comunicação total, intende o surdo como uma pessoa e não alguém com uma patologia médica, trabalha com a completa liberdade de expressão dos surdos tanto por meio da oralidade, sinais, da soletração ou combinação desses modos, o sistema de linguagem por sinais utilizado no Brasil é o português sinalizado, o português sinalizado não garante melhorias no rendimento acadêmico, o surdo muitas vezes não intende o que é comunicado por esse meio, por que o processo é o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele não conhece, dificultando o entendimento da mensagem que está sendo passada para ele.
Bilinguismo, defende o uso da linguagem de sinais como primeira língua no contato com outros surdos adultos e a língua majoritária do pais como segunda, para os estudiosos no assunto o bilinguismo pode garantir a criança surda um desenvolvimento linguístico e cognitivo semelhante ao percebido em crianças ouvintes.
Conclusão: O Bilinguismo facilita a comunicação da comunidade dos surdos adultos facilitando sua comunicação pois eles reconhecem a LIngua Brasileira de Sinais (Libras) como sua linguagem de comunicação