Oralidade ou gramática?
Marcia Duck – RGM
Educação da Língua Portuguesa – Professor Gerson
Atividade I
A partir do texto citado, elabore um texto dissertativo (de 15 a 20 linhas) sobre o que é mais importante para o professor em sala de aula: a pratica da oralidade ou o ensino da gramática padrão?
Não se esqueça de que devemos pensar também no futuro profissional que a escola deve formar. O seu texto deve conter argumentos a favor e contra. Os argumentos podem ser retirados do próprio texto apresentado para leitura.
Existem aqueles que defendem a eliminação do ensino da gramática das aulas de língua portuguesa, outros defendem justificando que a gramática é necessária para o aperfeiçoamento da escrita e da leitura.
As escolas enfatizam muito a escrita e a gramática, mais esquecem que a linguagem oral é o elemento de comunicação entre os indivíduos.
A oralidade é importante em sala de aula para que se mostre ao educando a diversidade lingüística existente, dando oportunidade ao aluno conhecer a linguagem formal e informal e como usar melhor no seu dia a dia. Já o ensino da gramática é necessária tanto na fala como na escrita, pois fazemos parte de uma sociedade contemporânea onde nossa aprendizagem é fator principal para se ingressar no mercado de trabalho.
As duas são muitos importantes e devem ser trabalhadas em sala de aula, mais de forma correta respeitando o individuo no seu contexto social e cultural. O uso da gramática não deve ser apenas para segurá-la ou proteger a composição da língua, e sim para ajudar o aluno no conhecimento de sua própria língua materna desde que seja voltada para a leitura e a produção textual dando possibilidades ao aluno que preservem suas características culturais e sociais, quanto à oralidade é fundamental para que o aluno desenvolva melhor sua capacidade de