Mediaçºao familiar
3557 palavras
15 páginas
CApaTema: Mediação Familiar: Consciencializar para a Mudança
Índice
Introdução
Objetivo
Tipos de Mediação
Princípios da Mediação Familiar
O Papel do Mediador
Código Deontológico
Etapas do processo de Mediação
Vantagens da Mediação
Acordo
A mediação familiar surge na sociedade como uma alternativa credível à via litigiosa entre o casal, sendo uma ajuda muito importante para os pais não renunciarem às suas responsabilidades como pais e assumirem as suas próprias decisões.
Na mediação, os casais, têm o apoio de uma terceira pessoa completamente neutra em relação às partes, que os vai ajudar a resolver os seus conflitos e alcançar um acordo de longa duração que tem em conta as necessidades de todos os membros da família, em especial o superior interesse das crianças.
Ou seja, a Mediação Familiar é um processo que ocorre graças à intervenção de uma terceira pessoa, sendo o processo, solicitado pelas partes envolvidas no litígio e visa a realização de um acordo entre ambas as partes.
OBJECTIVO
O principal objetivo da mediação, passa pela elaboração de um acordo justo que envolve totalmente ambas as partes, o qual é adaptado à realidade de cada família, e tem expresso as necessidades e obrigações de todos os membros envolvidos.
PROPOSTA DE TRABALHO
Este trabalho, surge no âmbito do curso de Mediador Familiar promovido, pelo Instituto Português de Mediação Familiar 2010 /2012 dado o contexto em que surge aliando o objetivo do mesmo, não pretende ser mais que, um levantamento de conteúdos. Sendo estes considerados como fundamentais acerca da Mediação Familiar, aliando a estes a nossa experiência profissional.
Levando-nos desta forma à reflecção sobre como se poderá contribuir do ponto de vista técnico, para uma promoção efetiva do conhecimento do funcionamento e do Sistema de Mediação Familiar, para que a população de forma geral possa recorrer/utilizar este tendo conhecimento da sua envolvência.
No decorrer do nosso trabalho quotidiano com