Operadores Logisticos
Com o grande crescimento empresarial no Brasil envolvendo industrias, atacados e varejos se fez necessário buscar novos métodos para compor as atividades empresariais. Esse crescimento influenciou a busca de novos métodos para que além de atualizadas, as empresas pudessem prestar serviços com qualidade diminuindo assim a concorrência e maior produtividade aumentando seu lucro. Um dos métodos encontrados para suprir as necessidades das empresas e que está presente no Brasil, mas ainda é considerada recente, pois começou a tomar forma a partir da estabilização econômica que veio a partir do surgimento do plano real, é o uso de operadores logísticos, que possuem papel fundamental dentro de uma organização.
Os operadores logísticos surgiram com as mudanças nos setores de distribuição, que os levou a buscar uma forma de atender as necessidades de cada cliente. Como a necessidade de tê-los como parte da empresa foi significativa os prestadores de serviços logísticos se espalharam pelo mundo chegando ao Brasil a cerca de 10 anos, visando gerar resultados. Porem para que os operadores logísticos de fato existam é necessário que haja demanda que surgem quando a empresa decide ou não terceirizar este tipo de serviço. Porém ainda há duvidas se realmente vale a pena ou não terceirizar esse serviço.
Segundo Albuquerque e Vasconcelos (S.D) esses operadores logísticos podem ser baseados em ativos como também em informação de gestão. Os primeiros são aqueles que possuem investimentos em transportes, armazéns, maquinas e equipamentos. Já os últimos são aqueles que vendem conhecimento, ou seja tem Know how de gerenciamento. Sendo assim existem aqueles que possuem os instrumentos exercendo a função em si e que possuem matérias e os que a estão para instruir no que for necessário o cliente.
Albuquerque e Vasconcelos citam também que a decisão de terceirizar ou não, cabe a área