Operadores logísticos
1. Introdução
O setor de operadores Logísticos tem crescido muito no país em ganhos de produtividade, segundo a dados da Revista Tecnologística, apontam a um crescimento cada vez maior. Em dez anos, o faturamento médio por funcionário nesse setor saltou de 39.300 reais para 269.000 reais.
Diversos fatores tem contribuido para esse crescimento, como a explosão do comércio eletrônico e as vendas on-line e para isso dependem fortemente do serviço de encomendas expressas para que o produto chegue de forma rápida e segura.
Pesquisas apontam que 13 milhões de brasileiros compraram pela rede mundial de computadores em 2008.
2. Conceito-Chaves
Os prestadores de seviços logísticos atuam de várias formas desde simples terceirização das atividades de transportes até a contratação de operadores para operar todo o processo logístico. O operador logístico tem que ser especializado em gerenciar e executar todas as partes das atividades logísticas nos diferentes estágios da cadeia de suprimento de seus clientes e prestar serviços nas atividades de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Os demais serviços oferecidos são diferenciais de cada operador.
3. Principais Dimensões para Segmentação dos Ols.
Devido ao crescimento da quantidade de serviços e das grandes possibilidades de atuação resultou numa segmentação da indústria. As principais dimensões são: o tipo de serviços oferecidos, o escopo geográfico de atuação, o tipo de indústria que atendem, a caracteristicas dos ativos e atividades de origem. Os tipos de serviços oferecidos pelos prestadores de serviços são classificados em dois grupos: Os funcionais eos integradores, Os funcionais correspondem às empresas que oferecem serviços pontuais e específicos como por exemplo, o transporte, a armazenagem e a consolidação ou etiquetagem. Os operadores/integradores desenvolvem projetos logpisticos complexos para