Operadores logisticos
1. INTRODUÇÃO
(Felipe)
2.1 História(Felipe)
De uma forma menos conhecida e com retornos bem inferiores, os operadores logísticos existem desde que surgiu o comércio.
Mas foi durante as décadas de 70 e 80 que ocorreu uma grande mudança para expandir o potencial e a necessidde dos operadores logísticos, com o gradativo aumento das taxas de juros e dos esforços em reduzir os níveis de estoques com as políticas do just-in-time.
Com isso, os gestores decidiram concentrar-se nas suas competências principais e deixar os outros assuntos como os meios de distribuição dos produtos para terceiros, dando assim um lugar cada vez mais significativo aos operadores logísticos.
1.2 Papel da Terceirização na logística(Felipe)
O objetivo da terceirização deve ser o de obter desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, competitividade, controles adequados, aprimoramento dos sistemas de custeio, esforço de treinamento e desenvolvimento profissional, diminuição do desperdício, valorização dos talentos humanos, agilidade das decisões, diminuição dos custos de operação além de maior lucratividade e crescimento, entretanto nunca se deve perder o foco de que a qualidade deve ser preservada sobre todas as outras características da terceirização.
2. DESENVOLVIMENTO(Geysa)
3.2 O que são e que funções desempenham
Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar as atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.
O operador logístico possui competência para prestar simultaneamente serviços no controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos e mão-de-obra qualificada.
Os operadores logísticos também fornecem