Sepaktakraw
O Sepaktakraw surgiu há mais de 500 anos no sudeste da Ásia, em Mélaca na Malásia, no Brasil chegou há um pouco máxima de duas décadas.
Sofreu alterações no decorrer das décadas como a introdução da rede e colocaram as regras para deixar o esporte mais chamativo.
2. PAÍS QUE MAIS SE PRATICA
Ainda muito praticado na Ásia tem se expandindo, mas não ganhando tanta atenção como esperado.
3. NO BRASIL
Aqui como já foi dito ele tem um pouco mais de duas décadas, chegou em 1998 em Pernambuco, trazido pelo arquiteto e amante de futvolêi Hilário Nóbrega que conheceu a prática em uma visita a Ásia.
4. MATERIAIS, ESPAÇOS E CUSTOS.
A quadra possui 13,40 de comprimento e 6,10 de largura, a rede possui 1,55 de altura, dividindo a quadra em seu comprimento em duas metades iguais.
O destaque é da bola, originalmente feita de rattan que é um tipo de bambu, mas 1982 ela foi relançada em material sintético com peso de 170gramas, hoje no mercado custa por volta de R$ 80,00, mas só se encontra fora do Brasil, tem que ser importada.
Espaços mais utilizados hoje são quadras de vôlei, praças e parques, em SP não há um local especifico.
5. COMO SE PRATICA (REGRAS, ETC).
O jogo tem duas equipes, com três jogadores em cada lado, um dos três jogadores fica na parte de trás e será o servidor da bola, enquanto isso os outros dois estarão na frente, um na esquerda e outro na direita, a posição dos jogadores não precisa ser girada.
A substituição do jogador pode ser feita a qualquer momento sendo feita pelo técnico do time, ao árbitro oficial e a bola não pode estar em jogo, cada equipe. só tem direito a uma substituição, e no caso de um jogador ser expulso ele poderá ser substituído desde que a substituição não tenha ocorrido.
Qualquer jogador que tenha jogado pela equipe atual, não poderá jogar em outro time, equipe com menos de três jogadores também não poderá participar e saíra como perdedor.
Referente à faltas: o