Rene descartes
Biografia
Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica, é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. René Descartes nasceu a 31 de Março de 1596, numa aldeia que, antes dele, se chamava Touraine e, depois dele, passou a chamar-se La Hayer-Descartes, no departamento francês de Indre-et-Loire. Filho de Joachim de Brochard, nobre, conselheiro do Parlamento de Bretanha, e de Jeanne de Brochard, oriunda de uma família de militares, foi baptizado a 3 de Abril. Seu avô paterno tinha exercido medicina e a sua família era originário da região de Châtellerault, onde possuía alguns pequenos domínios. Foi o terceiro filho da família, que teve depois um outro, morto pouco depois do nascimento. A sua mãe morre a seguir a este último parto. O pai volta a casar-se e tem quatro filhos deste novo casamento. Descartes passou a sua infância no campo tendo sido educado pela avó paterna e por um tutor. Seu pai era advogado, juiz, conselheiro do parlamento da província de Rennes. Possuía título de primeiro grau de nobreza (escudeiro). A mãe de Descartes morreu quando ele tinha apenas 1 ano (vítima de complicações pós-parto). René foi criado por uma babá e por sua avó, embora sempre tenha tido contato com o pai.
Aos 9 anos começou seus estudos no colégio jesuíta La Flèche, no qual estudou gramática, poética, retórica (Humanidades), Filosofia e Matemática (escolástica), até 1614. Sua saúde, nessa época era frágil, o que fez com que ele adquirisse um hábito que manteve por quase toda a vida: permanecia deitado em sua cama até tarde, meditando.
Apesar de apreciado por seus professores, ele se declara, no "Discurso sobre o Método", decepcionado com o ensino que lhe foi ministrado: a filosofia escolástica não conduz a nenhuma verdade indiscutível, "Não encontramos aí nenhuma coisa sobre a qual não se dispute". Só as matemáticas demonstram o que afirmam: "As