Operadores argumentativos
LICENCIATURA EM LETRAS – ESPANHOL
ESTUDOS DISCIPLINARES IV – TRABALHO EM GRUPO
Petrópolis
2014
TRABALHO EM GRUPO SOBRE OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP INTERATIVA, do curso de Letras- Espanhol, como um dos requisitos para a obtenção da nota nos Estudos Disciplinares IV, ministrada pela Profa. Cielo Festino
Petrópolis
2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo expressar o entendimento do aluno sobre os operadores argumentativos. Baseando no livro de Koch, A inter-ação pela linguagem foi possível nortear todo trabalho, mas buscando a própria compreensão em exemplos distintos do livro.
Com base em outros esclarecimentos sobre o assunto como nos vídeos do professor Marcelo Bernardes foi possível analisar exemplos de frases e enunciados retirados de sites de informações como G1 e também sites de frases de escritores.
SUMÁRIO
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
OPERADORES ARGUMENTATIVOS 5
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Os operadores argumentativos são partes importantes na formação do sentido do enunciado, indo além de estudos isolados, mas mostrando a necessidade de uma visão mais ampla no sentido semântico. Mostrando os nove tipos de operadores segundo Koch, esse serão detalhados com exemplos.
DESENVOLVIMENTO
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” ilustre seus diferentes usos com exemplos.
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
São palavras responsáveis por indicar ou orientar a argumentação da frase ou no enunciado. As palavras que são utilizadas como operadores argumentativos não podem se enquadras nas dez categorias gramaticais, precisam ter o seu sentido denotativo.
O reconhecimento e a